Branded content - o que é?

Branded Content: o que é.

Conteúdo relevante é todo aquele que for útil, informativo e divertido. Se possível, tudo isso junto. Então, o que seria o branded content e como ele se insere em uma estratégia de marketing de conteúdo?

Branded Content, como o próprio nome diz, é o conteúdo da marca. Diferente de um conteúdo pré-existente, que qualquer marca pode patrocinar, o branded content só existe porque essa marca específica resolveu cria-lo e oferece-lo ao seu público. Nesse texto, explicaremos porque é interessante usá-lo, as características que deve ter, como a sua marca pode ganhar muito com isso e também algumas armadilhas a serem evitadas.

Branded content é comunicação não invasiva.

branded content
branded content – para atingir o público que não quer ver sua publicidade tradicional.

As pessoas odeiam ser interrompidas enquanto estão entretidas com algo, razão que as faz zapear a TV, mudar a estação de rádio, bloquear os banners em pop-ups e pular as páginas com anúncios das revistas. Elas querem evitar a publicidade que invade. Mas quando oferecemos a elas conteúdo que seja do seu interesse, é possível se comunicar com elas com a sua permissão, superando a barreira da rejeição imediata da mensagem. E como deve ser esse conteúdo?

Branded Content deve entreter.

Comunicação é uma disputa pela atenção das pessoas. Se elas evitam alguns comerciais, é porque os consideram chatos. O branded content é uma excelente maneira de atingir esse público que rejeita a forma tradicional de publicidade. Mas terá um efeito maior se a informação útil e/ou culturalmente enriquecedora for transmitida de uma maneira que também entretenha. E ao término da experiência de consumo desse conteúdo, a pessoa tenha principalmente essa percepção.

Branded content constrói e carrega a imagem da marca

Ao consumir o branded content, e tido uma boa experiência, a pessoa foi exposta a uma série de conceitos relacionados a ele, que são aqueles que a marca quer relacionados a ela. Por isso, ele é principalmente uma ferramenta de posicionamento e a divulgação da marca.

Branded content é diferente de marketing de conteudo.

Existe uma certa confusão conceitual entre de marketing de conteúdo e branded content. Eles não são a mesma coisa, embora possam ser utilizados de maneira complementar, com o branded content sendo usado como uma ferramenta agregada ao marketing de conteúdo para se divulgar e posicionar a marca.

O marketing de conteúdo irá sempre direcionar as pessoas a consumir mais conteúdo, de uma maneira que em algum momento a empresa possa, por exemplo, se posicionar como autoridade em um assunto ou estimular abertamente o cliente a contata-la para obter mais informações, ou mesmo fazer uma compra, o call to action.

O Branded Content não é autoelogio de marcas e produtos.

O branded content funciona muito bem para divulgar e posicionar marcas. Mas é preciso o cuidado de se manter fiel ao seu conceito, evitando que as pessoas percam o interesse nele, a mensagem se desvirtuar e o objetivo proposto não ser atingido. Por isso deve-se evitar inserir no conteúdo autoelogios à marca e aos produtos.

Existem alguns casos em que é possível gerar um branded content em que falar sobre a marca ou o produto é possível sem ocorrer a desvirtuação. Entretanto, isso é melhor explicado colocando exemplos de casos práticos, que serão colocados em um próximo artigo.

Branded content engaja as pessoas com a marca

O engajamento pode ser definido como os sentimentos que as pessoas têm pelas marcas. Se gostam delas e enxergam nelas valores que vão além dos atributos tangíveis e quantificáveis. O branded content proporciona o engajamento porque o conteúdo gera sentimentos nas pessoas, que se tornam assuntos que elas comentarão com seus parentes, amigos e colegas, em momentos de trabalho e de lazer. Tudo isso graças ao presente recebido da sua marca, que foi útil, informativo e divertido.