margem de lucro

Como aumentar margem de lucro:soluções para pequenas empresas.

 

 

Como aumentar margem de lucro é uma questão importantíssima para qualquer empresa, e mais ainda das pequenas e médias. No caso de dificuldades internas, ou de mercado, o que permite à empresa sobreviver no presente é o lucro que ela teve no passado.   É também  essa saúde financeira que garante o bem-estar de empreendedores, investidores, funcionários e suas respectivas famílias. Ou seja, mais do que uma questão de ambição, é uma questão de responsabilidade.

A solução é diminuir custos? Quais?

Diminuir custos é algo que se deve fazer quando se pensa em como aumentar margem de lucro. Mas deve ser avaliado se fazer isso hoje não irá comprometer a lucratividade de amanhã. Vale a pena sair de um imóvel que tem luvas e alugueis caros, mas é um excelente ponto comercial? Ou trocar seu fornecedor de matérias-primas de qualidade garantida por um de qualidade duvidosa?

Mas não se deve esquecer que mais importante que cortar custos é ganhar mais. Se a única saída de uma empresa para aumentar o lucro é diminuir as saídas, e não aumentar as entradas de dinheiro, o que se pode esperar dela no futuro?

Vender mais ou vender melhor?

Pensando em como aumentar sua margem de lucro total, a atitude positiva sem dúvida é vender mais. Mas sempre fazendo contas e avaliando riscos. Esse aumento de vendas projetado será feito de que maneira? Clientes já em carteira comprando mais, ou novos clientes conquistados? Sua capacidade de produção dá conta, ou será necessário um investimento em máquinas, equipamentos e grandes volumes de matérias primas? Finalmente, será necessário dar um desconto ou um prazo de pagamento muito grandes para garantir essa venda? Nesse cenário, qual será de sua margem de lucro unitária?

Se a margem de lucro unitária cair muito, é um sinal para ficar alerta. Mesmo que seus números apontem que o lucro total vai subir, o seu risco também pode ter aumentado bastante. Imprevistos como atrasos em pagamentos, necessidade de retrabalho, ou qualquer despesa inesperada podem transformar a perspectiva de lucro em um prejuízo real. O que deixa evidente que a margem de lucro não está sendo suficiente nessa venda.

Como evitar essa situação, fazendo com que sua margem unitária, e consequentemente a margem de lucro total, sejam preservados, garantindo a saúde financeira da empresa?

Faça o seu produto valer mais.

Fazer o seu produto valer mais significa aumentar a percepção de valor que o cliente tem sobre ele. Ao se fazer isso, não só haverá uma margem de lucro maior em cada venda, como esse cliente terá a sensação de que o preço cobrado é justo. E será muito mais fiel.

O cliente que não percebe valor no que compra, sempre achará  o preço caro, buscando outros concorrentes, fazendo um ‘’leilão’’ e jogando os preços, e margens de lucro, para baixo.

Então, se está pensando em como aumentar margem de lucro, saiba que isso passa necessariamente por aumentar o valor da sua marca. Mas não significa investir um valor muito acima de suas possibilidades em uma campanha de publicidade tradicional.

A maneira mais barata, rápida e eficiente de aumentar o valor que o cliente percebe na sua marca depende do uso inteligente da tecnologia digital e de um bom conteúdo, voltado ao seu público alvo. E isso está ao seu alcance.

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