crise-e-oportunidade-em-comunicacao

Crise e oportunidade em comunicação

Crise e oportunidade são dois lados da mesma moeda. Você já deve ter ouvido essa frase muitas vezes. Mas isso não muda a sabedoria contida nela.  E devemos chamar a atenção para o fato de que isso também é verdade quando se fala em estratégia de comunicação.

Para entender do que estamos falando, é preciso entender o que é uma crise. Mais do que simplesmente a falta de recursos para se investir ou consumir, é a ausência da confiança suficiente para decidir que esse é o momento certo para fazê-lo.

Posto isso, é preciso lembrar mais duas coisas sobre as crises. A primeira é que elas acabam. A segunda é que elas não extinguem os desejos de consumo e projetos de investimento das pessoas. Elas, no máximo, os adiam um pouco. Isso significa que assim que sentirem um ligeiro aumento na confiança, o consumo e os investimentos serão, aos poucos, retomados.

De quem elas irão comprar? Com certeza das empresas cujas marcas não se retraíram. Mantiveram o relacionamento e permaneceram em contato com seu publico alvo. E pode ter certeza também que aquele que optar por se retrair, por diminuir sua presença na mente do consumidor, na retomada o encontrará comprando do concorrente que optou por investir em comunicação.

Ramiro Elias Fajuri e Sócio-diretor da Dupla Inteligência Editorial