Marketing de conteúdo – quatro razões para utilizar

Definir com precisão os objetivos de comunicação a serem alcançados, e as ferramentas que serão utilizadas para isso são competências necessárias a uma boa gestão de marketing. Num momento de crise, em que os recursos são escassos, e existe receio em investir, alocar esses recursos de uma maneira que gerem o retorno desejado caracterizam uma gestão excelente.

Pensando nisso, elencamos quatro razoes porque vale a pena para a sua empresa investir em marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é eficaz.

O desafio da comunicação hoje é lidar com um público empoderado, com cada vez mais acesso à informação e escolha. E que pode decidir com muita facilidade a mensagem que deseja receber, o conteúdo que vai consumir e principalmente se vai acreditar nele.

Por isso, a comunicação se torna muito mais eficiente quando é feita através de um canal que cada pessoa escolhe acessar, porque o conteúdo que lá encontra se conecta aos seus valores e verdades.

Marketing de conteúdo é mais eficiente.

Qual a melhor maneira de investir sua verba de comunicação? Levar a sua mensagem a um grande número de pessoas, mas só atingir realmente uma pequena porcentagem delas? Ou qualificar um número mais reduzido que realmente quer saber o que você tem a dizer?

Pode existir alguém mais interessado em consumir o seu produto do que as pessoas que tem interesse na sua mensagem? Dificilmente. Então, não custa lembrar: o processo de escolha de uma compra passa antes por um processo eficiente de comunicação.

Marketing de conteúdo estimula a ação de curto prazo

Uma vez que o cliente aceitou o seu convite para consumir o seu conteúdo, e está propenso a tomar qualquer decisão de compra, é muito provável que ele encontre nas informações que você fornece a ele, que devem sempre ser verdadeiras e relevantes, o subsidio de que precisa para tomar a decisão que precisa.

Marketing de conteúdo cria relacionamento

Se o cliente aceitou o seu convite para consumir o seu conteúdo, mas ainda não agiu para adquirir o produto ou serviço que você oferece, é muito provável que o desejo já exista, mas a decisão de compra precise ser amadurecida. Ou ainda, que dependa de fatores externos ou alheios à vontade do cliente. Nesse caso, o objetivo passa a ser que, quando ele tomar essa decisão, você seja a primeira opção, não seus concorrentes. Nesse caso, em que o importante é cultivar o relacionamento com o cliente, o conteúdo é uma ferramenta das mais úteis.