Qual o valor do conteúdo no marketing digital

Fazer com que as pessoas certas cheguem até o seu site é apenas o primeiro passo da criação de um relacionamento.

Cada pessoa que consome o seu conteúdo oferece à sua marca uma grande oportunidade de apresentar seus valores e verdades. A essência que a torna única entre tantos concorrentes. E que pode ser o grande diferencial no momento da decisão de compra.

Publicar conteúdo de alto valor é aproveitar melhor as oportunidades

A cada dia são publicadas milhões de postagens na Internet. O conteúdo de cada marca concorre com inúmeros competidores pela atenção e engajamento dos consumidores.

Ao escolher consumir o conteúdo da sua marca, eles deram a ela a oportunidade de dizer alguma coisa. Eles querem, e merecem, ter a sensação de que esse tempo foi bem utilizado.

Invista na qualidade do seu conteúdo

O valor que o visitante do seu site, do seu blog e das suas páginas em redes sociais vai perceber no seu conteúdo é o mesmo valor que ele perceberá na sua marca.

E a recíproca é absolutamente verdadeira. Se sua marca tem um alto valor percebido, a expectativa do seu público sobre qualquer coisa relacionada a ela, inclusive o conteúdo, será alta.

O real valor do seu conteúdo

O valor do conteúdo que a sua marca publica é diretamente proporcional ao tempo e aos recursos dedicados à sua produção. Isso não significa produzir posts mais longos ou curtos. Muito menos “povoar” um texto de palavras-chave.

O valor está em postar com frequência textos, imagens e vídeos de boa qualidade.

Dependendo da sua marca, e de como você deseja posicioná-la, seu conteúdo pode ser útil, culturalmente enriquecedor, ou simplesmente divertido. Mas para as pessoas que você quer atingir e engajar, ele deve ser relevante. Os cliques, interações, compartilhamentos e principalmente a qualidade dos leads gerados são consequências.

O que é o conteúdo relevante

Conteúdo relevante é o que cumpre, ou excede, as expectativas da pessoa que o acessou de livre e espontânea vontade, procurando por alguma coisa.  Essa pessoa pode estar buscando uma maneira de resolver um problema, enriquecimento cultural, ou mesmo entretenimento.

Se você publicar no seu blog posts contendo obviedades, informações genéricas e sem utilidade, ou algo simplesmente copiado de outra fonte, a chance de alguém perceber valor nesse conteúdo é muito pequena. E a frustração será grande.

Se estivermos falando de um e-book ou White paper, cujo download foi feito após a pessoa receber um call to action, a frustração será ainda maior, porque esse CTA continha uma promessa, que não se cumpriu.

 

 

O que sua marca perde sem conteúdo relevante

Oferecer conteúdo sem relevância significa perder a oportunidade de criar um relacionamento com seu consumidor. De acompanha-lo em sua jornada de compra, convertendo-o de visitante em lead. E durante esse processo, criar nele a percepção de valor sobre a sua marca que fará com que ele mesmo conclua que o seu produto ou serviço é a melhor escolha no momento da compra.